Tipos de golpes comuns envolvendo transações bancárias:
Tipos de golpes comuns envolvendo transações bancárias:
Pix Agendado
Um criminoso entrou em contato contigo apresentando um comprovante de pix, porém se tratava de um PIX agendado, assim que você transferiu o valor pensando estar efetuando uma devolução, o golpista cancelou a transação do comprovante que enviou e bloqueou o seu contato.
Golpe do SMS
Você recebeu um SMS dizendo que foi contemplado por alguma promoção ou algo do tipo, ficou curioso, clicou e aí veio a surpresa. Nesse momento, o golpista acessou informações importantes do seu celular, entrou em contato com pessoas da sua agenda e um parente ou amigo fez uma transferência para o criminoso pensando estar fazendo para você.
Pix em Dobro
Um golpista entrou em contato com você dizendo que houve um erro no sistema do banco e que se você efetuar uma transferência de um determinado valor, em seguida, receberá o dobro dele. Você efetuou a transação, mas foi bloqueado na sequência, ficando no prejuízo total.
Por que tenho chance de recuperar o meu dinheiro?
As instituições bancárias têm um ônus chamado tecnicamente de responsabilidade objetiva. Isso porque eles têm a obrigação de criar mecanismos aptos a evitar situações como essas relatadas acima. O entendimento majoritário dos tribunais é esse e, acredite, por conta disso, você pode receber o seu dinheiro de volta e, ainda, receber uma indenização pelos transtornos sofridos.